Não faço mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é nosso lider   Louis Blériot

1º voo do 14bis  23/10/1906 - 60m a 3m altura         2º voo do 14 bis 12/11/1906 - 220m a 6m de altura

Nº 6 - 1901

Na mesma noite da queda sobre o telhado do Trocadero forneci a descrição completa de um Santos Dumont Nº6 que após vinte e dois dias de trabalho ininterrupto estava concluído e cheio.

Iniciei a construção de um balão e novo motor, este um pouco mais forte, aquele um pouco maior.

Três semanas, contadas dia-a-dia, após o último desastre, meu aparelho, o nº 6, estava pronto.

O tempo, porém, continuava mau. Em 19 de outubro de 1901, à tarde, pois a manhã foi chuvosa, subi de novo, contornei a torre, a uma altura de 250 metros, sobre uma enorme multidão…

 

Conquista do Prêmio Deutsch em 6 de setembro de 1901. O nº 6 de Santos Dumond demonstra pela primeira vez a possibilidade da dirigibilidade dos balões. Nesta imagem do vôo triunfante do nº 6, temos o encontro harmonioso de ícones high-tech a arquitetura da Torre Eiffel, a elegância e o peso

estáticos da Torre, a elegância e a leveza dinâmica do dirigível. Cada um a sua maneira, conquistando os céus.

Duda Machado

 

O novo balão apresentava a forma de um elipsóide alongado. Media 33 metros no seu eixo maior, por 6 metros, nos eixos pequenos e terminava em cone à frente e atrás.