Não faço mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é nosso lider   Louis Blériot

1º voo do 14bis  23/10/1906 - 60m a 3m altura         2º voo do 14 bis 12/11/1906 - 220m a 6m de altura

Nº 18 - 1907

O Nº 18 foi idealizado para concorrer ao desafio

Lançado por seu amigo Charron para quem conseguisse atingir 100km/h na água.

Santos Dumont teve problemas no controle do hidroplano e perdeu a competição para o próprio Charron.

No entanto o Nº 18 é seu projeto de desenho mais arrojado, mais moderno.

Enuncia o que viria a ser o desenho dos jatos em futuro próximo.

O clássico avião espião SR-71, o Black Bird, possui curiosa semelhança de desenho com ele.

Henrique Lins de Barros nos chama a atenção para os hidrofólios sob os flutuadores.

Os hidrofólios são estreitas asas que em velocidade ganham sustentação e elevam o conjunto diminuindo o atrito com a água.

Os barcos equipados com este recurso são chamados de aliscafos.

O aliscafo foi inventado pelo italiano E. Fornalinini em 1905, mas só na década de 50 ganha uso comercial.

Este é mais um caso para estudarmos: Santos Dumont sabia da invenção de Fornalinini?

Fornalinini sabia do Nº 18?

O conhecimento adquirido por esta mudança de meio – ar/água contribuiu para a realização seguinte, sua obra prima, o Nº 19, o Demoiselle.

Santos Dumont designer mostra pela primeira vez o modelo em escala do Nº 18 realizado primorosamente pelo mestre François Durant.