Não faço mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é nosso lider Louis Blériot
1º voo do 14bis 23/10/1906 - 60m a 3m altura 2º voo do 14 bis 12/11/1906 - 220m a 6m de altura
Santos=Dumont
outros projetos
aeronaves
pesquisadores
acervos
bibliografia
filmografia
livros
linha do tempo
Santos=Dumont designer
cavalgada patriótica
pioneiros
Estudo irmãos Wright
links
Nº 18 - 1907
O Nº 18 foi idealizado para concorrer ao desafio
Lançado por seu amigo Charron para quem conseguisse atingir 100km/h na água.
Santos Dumont teve problemas no controle do hidroplano e perdeu a competição para o próprio Charron.
No entanto o Nº 18 é seu projeto de desenho mais arrojado, mais moderno.
Enuncia o que viria a ser o desenho dos jatos em futuro próximo.
O clássico avião espião SR-71, o Black Bird, possui curiosa semelhança de desenho com ele.
Henrique Lins de Barros nos chama a atenção para os hidrofólios sob os flutuadores.
Os hidrofólios são estreitas asas que em velocidade ganham sustentação e elevam o conjunto diminuindo o atrito com a água.
Os barcos equipados com este recurso são chamados de aliscafos.
O aliscafo foi inventado pelo italiano E. Fornalinini em 1905, mas só na década de 50 ganha uso comercial.
Este é mais um caso para estudarmos: Santos Dumont sabia da invenção de Fornalinini?
Fornalinini sabia do Nº 18?
O conhecimento adquirido por esta mudança de meio – ar/água contribuiu para a realização seguinte, sua obra prima, o Nº 19, o Demoiselle.
Santos Dumont designer mostra pela primeira vez o modelo em escala do Nº 18 realizado primorosamente pelo mestre François Durant.